Izalci impõe condição para reunião de líderes sobre bloqueio bolsonarista no Congresso: "sem governistas"
Líder da oposição defende que reunião do colégio de líderes discute impeachment do ministro do STf Alexandre de Moraes e anistia aos golpistas do 8/1
247 - Em meio à escalada das tensões entre bolsonaristas e o Supremo Tribunal Federal, o senador Izalci Lucas (PL-DF), líder da oposição no Congresso Nacional, declarou à CNN Brasil que não participará da reunião do colégio de líderes caso haja presença de parlamentares governistas. Segundo o senador, a intenção é evitar embates e centrar a pauta no pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
“Vamos para a reunião (do colégio de líderes) se for apenas com a oposição. Com os governistas vai virar bate-boca, e isso não adianta. Queremos que (o presidente do Senado) Davi (Alcolumbre) paute (o impeachment de Moraes) e na Câmara que (o presidente) Hugo (Motta) paute a anistia”, afirmou o parlamentar.
A fala ocorre em um momento em que aliados de Jair Bolsonaro (PL) intensificam a ofensiva para pressionar o Congresso. O estopim foi a decisão de Moraes que impôs prisão domiciliar ao ex-mandatário, o que provocou reações em bloco por parte da oposição, que passou a obstruir os trabalhos legislativos. Deputados e senadores, em sua maioria do PL, chegaram a ocupar as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado.