Global Times: Brasil e Índia desafiam EUA após ameaças de Trump
Jornal chinês destaca reação firme de países do Sul Global e expõe contradições da política comercial dos EUA
247 - O jornal Global Times, da China, deu destaque nesta terça-feira (5) à reação de Índia e Brasil às novas ameaças tarifárias feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo o jornal, os dois países — ambos membros do BRICS e expoentes do Sul Global — “atiraram de volta” contra as recentes decisões do governo norte-americano, que preveem tarifas elevadas sobre produtos indianos e brasileiros. Trump acusa a Índia de lucrar com a revenda de petróleo russo e justificou a imposição de tarifas ao Brasil como resposta à “perseguição política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“O Brasil e a Índia estão entre as dez maiores economias do mundo, mantêm laços econômicos relevantes com os EUA, mas vêm ampliando suas relações com mercados fora da órbita americana”, observou o Global Times, acrescentando que os dois países “têm cartas estratégicas importantes para jogar” frente à ofensiva norte-americana.
Índia acusa hipocrisia e afirma que manterá sua soberania energética
Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, a Índia classificou as acusações de Trump como “injustificadas e irrazoáveis”, lembrando que os próprios EUA continuam importando insumos estratégicos da Rússia, como paládio, fertilizantes e materiais para a indústria nuclear.
O jornal chinês repercutiu essa argumentação indiana, destacando que, segundo Nova Délhi, “os mesmos países que criticam a Índia continuam mantendo comércio com a Rússia sem necessidade vital aparente”.
A publicação ainda cita fontes indianas para apontar que as decisões de compra de petróleo são imperativos de segurança nacional, diante da vulnerabilidade energética de uma população de mais de 1,4 bilhão de pessoas.
Brasil deve acionar OMC e prepara medidas emergenciais
Do lado brasileiro, o Global Times informa que o governo Lula prepara uma queixa formal à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os EUA, após o anúncio de tarifas de 50% sobre café, carne e petroquímicos. A reportagem salienta que a medida atinge 35% das exportações brasileiras para o mercado norte-americano.
Segundo o jornal, Brasília também articula linhas de crédito e apoio financeiro para mitigar os efeitos das novas barreiras comerciais, mas mantém aberta a via do diálogo.
O jornal destaca que, nos bastidores, a diplomacia brasileira vê motivação política na escalada tarifária. O Global Times menciona reportagens de agências como a Reuters, que associam o aumento das tarifas ao julgamento Jair Bolsonaro, determinada pelo STF, vista por Trump como parte de uma “caça às bruxas”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: