Xi defende ouvir população na formulação do 15º Plano Quinquenal da China
Presidente destaca participação online e democracia de processo completo na construção de diretrizes para o desenvolvimento entre 2026 e 2030
247 – O presidente da China, Xi Jinping, enfatizou a importância de estudar e incorporar as opiniões da população na elaboração do 15º Plano Quinquenal (2026-2030). A informação foi publicada pelo Global Times, que destacou que a consulta pública online reuniu mais de 3,11 milhões de sugestões entre 20 de maio e 20 de junho de 2025. Segundo Xi, essa ampla participação popular é um exemplo vivo da “democracia de processo completo”, em que a construção de políticas estratégicas busca refletir as aspirações da sociedade.
Durante a campanha online, cidadãos de diversas províncias enviaram contribuições sobre temas econômicos e sociais. Xi Jinping, que também é secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, afirmou que “os departamentos relevantes devem estudar minuciosamente e integrar essas opiniões ao plano”. Ele reforçou que comitês do Partido e governos em todos os níveis devem ouvir mais as vozes do povo, compreender suas necessidades e buscar atender às aspirações por uma vida melhor.
O professor Su Wei, da Escola do Partido do Comitê Municipal de Chongqing, disse ao Global Times que o uso da internet “transformou a participação democrática ao permitir que as preocupações das pessoas cheguem diretamente à liderança nacional”. Para ele, envolver a população no desenho estratégico do país é uma manifestação concreta da democracia de processo completo.
Planejamento estratégico e escuta social
O Global Times também ouviu o especialista Dong Yu, vice-reitor executivo do Instituto Chinês de Planejamento do Desenvolvimento da Universidade Tsinghua. Ele explicou que “o processo de elaboração do plano é também o de ouvir vozes de todos os lados”, combinando planejamento de alto nível com consultas públicas. Dong ressaltou que, em comparação ao 14º Plano Quinquenal, a elaboração do novo documento ocorre em um ambiente internacional mais complexo, marcado por conflitos geopolíticos e riscos crescentes de segurança.
Além da consulta online, o governo chinês também promoveu simpósios com empresários e especialistas, organizou projetos de pesquisa em províncias como Zhejiang e recebeu sugestões para aprimorar legislação, apoio à natalidade e políticas para famílias migratórias. Para Xi, a estratégia é clara: “Precisamos gerir bem nossos próprios assuntos e avançar de forma inabalável na abertura em alto nível, promovendo o desenvolvimento de qualidade em todas as frentes”, afirmou em simpósio realizado em abril.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: