HOME > Economia

BTG nega, em nota, suposto ataque de André Esteves ao governo Lula

Banco afirma ser apolítico e rejeita que seu fundador tenha usado o termo “ininvestível” em referência ao Brasil

André Esteves, do BTG Pactual (Foto: Reuters)

247 - O BTG Pactual divulgou nota nesta segunda-feira (25) para negar declarações atribuídas a André Esteves em reportagem do colunista Guilherme Amado, do PlatôBR. Segundo a publicação, o banqueiro teria afirmado, em conversa com investidores estrangeiros, que o Brasil se tornaria “uninvestable” [ininvestível, em inglês] caso o presidente Lula (PT) conquistasse um novo mandato em 2026, além de prever vitória certa do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Em manifestação oficial, o banco refutou integralmente a versão. “Por meio de sua assessoria, o BTG nega qualquer aspecto desta nota. O banco é apolítico, não emitindo previsões sobre futuro eleitoral. André Esteves jamais usou o termo ‘uninvestable’ a ele atribuído na nota, muito menos concorda com esse pensamento”, afirma o comunicado.

A instituição destacou ainda que tem realizado investimentos relevantes no Brasil, reafirmando confiança no potencial econômico do país. “Mais do que isso: o banco tem feito, consistentemente, diversos e significativos investimentos no Brasil nos últimos anos e segue acreditando na geração de oportunidades que nosso país oferece a quem aqui investe”, prossegue a nota.

A reportagem do PlatôBR indicava que Esteves teria classificado Tarcísio de Freitas como “a única saída” para o Brasil em 2026, além de minimizar as chances de Lula. A publicação também mencionava que a relação entre o presidente e o banqueiro é marcada por desconfiança mútua.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...