HOME > Brasil

Esteves, do BTG, debate com Gilmar Mendes o alcance da Lei Magnitsky

Encontro em Brasília abordou tarifaço de Donald Trump, Lei Magnitsky e gestos de apoio a ministros diante de ameaças de novas sanções

André Esteves e Gilmar Mendes (Foto: Reprodução/YouTube)

247 - Em um almoço reservado na última terça-feira (5), em Brasília, o banqueiro André Esteves, sócio do BTG Pactual, se encontrou com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Segundo informações da coluna de Bela Megale, em O Globo, também participou um representante de outra instituição financeira. O encontro ocorreu na residência do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia, que atualmente preside a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF).

De acordo com duas pessoas presentes, a reunião teve como pauta principal a relação entre Brasil e Estados Unidos, com foco nos efeitos do recente “tarifaço” imposto pelo governo Donald Trump e nas implicações da Lei Magnitsky, utilizada para sancionar o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Os participantes também manifestaram gestos de solidariedade à Corte diante da possibilidade de novas sanções a magistrados brasileiros.

A boa relação entre Gilmar Mendes e André Esteves, marcada por conversas frequentes, teria facilitado a articulação do encontro. Durante sua estadia em Brasília, o banqueiro também esteve no Palácio do Planalto, onde se reuniu com o chefe de gabinete da Presidência, Marco Aurélio Santana Ribeiro — mas não chegou a se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Carregando anúncios...