HOME > Economia

Alckmin e Gleisi se reúnem com Motta e Alcolumbre para discutir reação ao tarifaço dos EUA

Reunião na residência oficial do Senado discute a resposta ao aumento tarifário de 50% imposto pelo governo Trump sobre produtos brasileiros

Davi Alcolumbre e Hugo Motta (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)
Paulo Emilio avatar
Conteúdo postado por:

247 - Em reação às medidas protecionistas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o vice-presidente Geraldo Alckmin se reúne na manhã desta terça-feira (16) com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), além da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destaca o jornal O Globo.

O encontro será realizado na residência oficial do Senado, logo no início da manhã. Também participam do encontro líderes de diversas bancadas, em um esforço conjunto para discutir a resposta brasileira ao tarifaço imposto por Washington — que elevou para 50% as tarifas sobre produtos exportados pelo Brasil.

Na semana passada, os presidentes das duas Casas Legislativas divulgaram uma nota conjunta em que defendem uma resposta baseada no diálogo. “A resposta do Brasil deve se dar com diálogo nos campos diplomático e comercial”, escreveram Motta e Alcolumbre.

No mesmo documento, os congressistas destacaram a importância da legislação recém-aprovada para ser utilizada em caso de retaliação. “O Congresso acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger nossa soberania”, afirmaram.

A regulamentação dessa lei foi publicada em decreto nesta terça-feira (15), estabelecendo os parâmetros legais para a adoção de medidas equivalentes por parte do Brasil diante de barreiras econômicas impostas por outros países.

Além da agenda com os presidentes do Legislativo, Alckmin liderou uma série de reuniões com representantes do setor produtivo e do agronegócio ao longo do dia, como parte do esforço coordenado do governo federal para lidar com os impactos da medida estadunidense.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...