TV 247 logo
      HOME > Brasil

      "O STF não está dando a mínima para o que fala o Trump", diz Lula

      Presidente afirma que Bolsonaro e Eduardo agem como "traidores da pátria" ao insuflarem governo dos EUA contra o Brasil

      Alexandre de Moraes, Lula e Luís Roberto Barroso (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Lula (PT) afirmou, em entrevista à agência Reuters nesta quarta-feira (6), que o Supremo Tribunal Federal (STF) age com total independência e não se deixa influenciar pelas declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

      “A Suprema Corte nossa não está dando a mínima para o que fala o Trump e nem deveria”, declarou Lula, ao comentar a recente imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos. A medida foi anunciada dias após movimentações do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para pressionar o governo norte-americano a interferir nos processos judiciais do ex-mandatário brasileiro.

      Segundo Lula, o comportamento de ambos é inédito e extremamente grave. “Não tem precedente na história um presidente da República e o filho, que é deputado, ir para os Estados Unidos para insuflar o presidente dos Estados Unidos contra o Brasil. Isso nunca existiu na história, eu acho que de nenhum país do mundo”, afirmou.

      “Traidores da pátria”

      Na entrevista, Lula defendeu que Jair e Eduardo Bolsonaro enfrentem novas acusações por atuarem contra os interesses do país. “Eu acho que ele (Bolsonaro) deveria ser julgado por mais processos, porque o que ele está fazendo agora, insuflando os Estados Unidos contra o Brasil, causando prejuízo à economia brasileira, causando prejuízo aos trabalhadores brasileiros, ele e o filho dele deveriam ter outro processo e ser condenados como traidores da pátria.”

      Eduardo Bolsonaro licenciou-se do cargo de deputado e mudou-se para os EUA no início do ano. De lá, tem buscado apoio do ex-presidente Trump e de parlamentares republicanos para fazer pressão contra as ações judiciais no Brasil envolvendo seu pai — que atualmente está em prisão domiciliar por violar medidas cautelares impostas pelo STF.

      As ações do clã Bolsonaro coincidem com o momento mais delicado das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos em décadas. Na entrevista, Lula afirmou que o país continuará buscando diálogo, mas deixou claro que a Justiça brasileira seguirá seu curso: “O STF está processando o ex-presidente com base apenas em evidências legais, livre de qualquer interferência dos EUA.”

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...