Comissão de Damares aprova visita a Bolsonaro para verificar condições da prisão domiciliar
Proposta da senadora para a Comissão de Direitos Humanos prevê diligência externa ao endereço do ex-presidente no Jardim Botânico, em Brasília
247 - A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (13), um requerimento para realizar uma diligência externa à residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar desde o início de agosto por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A iniciativa foi apresentada pela presidente do colegiado, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que justificou a visita como ato legítimo de fiscalização para garantir que os direitos assegurados a qualquer cidadão sejam respeitados, independentemente de sua situação política ou jurídica.
A data da diligência e a lista dos parlamentares que participarão ainda não foram divulgadas. Bolsonaro vive em uma casa no Condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, na capital federal.
Objetivo da visita
No requerimento aprovado (REQ 82/2025 – CDH), Damares afirma que a inspeção buscará verificar as condições da prisão domiciliar do ex-presidente, com atenção especial à preservação de sua integridade física e psicológica, além da regularidade e proporcionalidade das medidas impostas pela Justiça.
“A diligência tem como finalidade verificar as condições em que se cumpre a medida de prisão domiciliar, especialmente no que se refere ao respeito aos direitos assegurados a toda pessoa submetida à restrição de liberdade”, diz o texto do requerimento.
A senadora cita ainda que o procedimento está em consonância com os princípios constitucionais do devido processo legal, da dignidade da pessoa humana e do Estado democrático de direito.
Moraes determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro após identificar descumprimento de medidas cautelares previamente estabelecidas pelo STF. A decisão, tomada no início de agosto, estabelece uma série de restrições, como limitações de contato e monitoramento eletrônico.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: