Trump impõe tarifa extra de 25% sobre produtos da Índia por importações de petróleo russo e faz novas ameaças
Presidente dos EUA justifica medida com base na continuidade da Índia em importar petróleo da Rússia, elevando imposto total a 50%; Índia contesta medidas
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva determinando a aplicação de uma tarifa adicional de 25% sobre produtos importados da Índia, elevando a carga total de tarifas para 50%. A medida foi tomada como retaliação à persistência do governo indiano na compra de petróleo russo, de acordo com o texto divulgado pela Casa Branca nesta quarta-feira (6). A reportagem é da agência de notícias Sputnik.
"Determino que é necessário e apropriado impor uma tarifa adicional ad valorem sobre as importações de artigos da Índia, que está importando petróleo da Federação Russa, direta ou indiretamente", diz a ordem assinada por Trump. "Artigos da Índia importados para o território aduaneiro dos Estados Unidos estarão sujeitos a uma tarifa adicional ad valorem de 25%."
No mesmo documento, o presidente afirma que a ação tem como objetivo enfrentar a emergência nacional provocada pelas ações da Rússia na Ucrânia. Trump também indicou que poderá revisar a medida caso a Rússia, ou qualquer país afetado, passe a se alinhar “de forma suficiente” com os Estados Unidos em questões de segurança nacional, política externa e economia.
A ordem executiva ainda autoriza autoridades norte-americanas a recomendar a imposição de tarifas semelhantes a outros países que, segundo avaliação de Washington, estejam direta ou indiretamente importando petróleo da Rússia.
De acordo com o texto, a nova sobretaxa entrará em vigor em 21 dias e afetará qualquer produto indiano classificado como originado de petróleo bruto ou derivados refinados da Rússia — independentemente da nacionalidade da empresa responsável pela extração, refino ou exportação do produto.
A decisão de Trump ocorre menos de uma semana após os EUA já terem elevado em 25% as tarifas sobre produtos indianos.
Na segunda-feira (4), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Randhir Jaiswal, declarou que Nova Délhi considera “injustificadas e insensatas” as críticas dos EUA e da União Europeia às importações de petróleo russo. Ele reforçou que o país adotará todas as medidas necessárias para proteger seus interesses e sua segurança econômica.
Perguntar ao ChatGPT
Ferramentas
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: