TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Trump ameaça aumentar "substancialmente" tarifas sobre Índia por venda de petróleo russo

      Presidente dos EUA critica Nova Déli por lucrar com revenda de petróleo russo e diz que tarifas serão “substancialmente” elevadas

      O presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, apertam as mãos na Casa Branca, em Washington, DC, EUA, em 13 de fevereiro de 2025 (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      WASHINGTON, 4 de agosto (Reuters) - O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que aumentará substancialmente as tarifas sobre produtos da Índia devido às suas compras de petróleo russo. "A Índia não está apenas comprando grandes quantidades de petróleo russo, mas também vendendo grande parte do petróleo adquirido no mercado aberto com grandes lucros. Eles não se importam com quantas pessoas na Ucrânia estão sendo mortas pela máquina de guerra russa", disse Trump em uma publicação no Truth Social.

      "Por isso, aumentarei substancialmente a tarifa paga pela Índia aos EUA."

      Ele não deu mais detalhes sobre qual seria a tarifa.

      O Ministério do Comércio da Índia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

      Na semana passada, Trump disse que imporia uma tarifa de 25% sobre produtos importados da Índia e acrescentou que a quinta maior economia do mundo também enfrentaria uma penalidade não especificada, mas não deu detalhes.

      No fim de semana, duas fontes do governo indiano disseram à Reuters que a Índia continuará comprando petróleo da Rússia, apesar das ameaças de Trump. As fontes não quiseram ser identificadas devido à sensibilidade do assunto.

      Reportagem de Doina Chiacu em Washington e Kumar Manoj em Nova Déli. Texto de Caitlin Webber. Edição de Franklin Paul e Mark Potter.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...