Índia comprará petróleo russo apesar das ameaças de Trump, relata o NYT
No mês passado, o presidente dos EUA indicou que a Índia enfrentaria penalidades adicionais pela compra de armas e petróleo russos
Reuters - Autoridades indianas disseram que continuarão comprando petróleo da Rússia, apesar da ameaça de penalidades que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que imporia, informou o New York Times no sábado.
A Reuters não pôde verificar a reportagem imediatamente.
A Casa Branca, o Ministério das Relações Exteriores da Índia e o Ministério do Petróleo e Gás Natural não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
No mês passado, Trump indicou em uma publicação no Truth Social que a Índia enfrentaria penalidades adicionais pela compra de armas e petróleo russos. No entanto, posteriormente, ele disse que não se importava com o que a Índia fizesse com a Rússia.
Na sexta-feira, Trump disse a repórteres que ouviu dizer que a Índia não compraria mais petróleo da Rússia.
Duas altas autoridades indianas disseram que não houve nenhuma mudança na política, de acordo com a reportagem do NYT, que acrescentou que uma autoridade disse que o governo "não deu nenhuma orientação às empresas petrolíferas" para reduzir as importações da Rússia.
A Reuters havia relatado anteriormente que as refinarias estatais indianas pararam de comprar petróleo russo na semana passada, à medida que os descontos diminuíram em julho.
Em 14 de julho, Trump ameaçou impor tarifas de 100% aos países que comprassem petróleo russo, a menos que Moscou chegasse a um acordo de paz significativo com a Ucrânia. A Rússia é o principal fornecedor da Índia, responsável por cerca de 35% do fornecimento total do país.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: