Trump convida líderes europeus para reunião de segunda-feira com Zelensky
Encontro ocorre em meio à pressão da Casa Branca para que Kiev aceite um acordo de paz rápido com Moscou, após a cúpula realizada no Alasca com Putin
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou líderes europeus para participarem da reunião que terá na próxima segunda-feira (18) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Washington, informa a agência Reuters. O encontro ocorre em meio à pressão da Casa Branca para que Kiev aceite um acordo de paz rápido com Moscou, após a cúpula realizada no Alasca com o presidente russo, Vladimir Putin.
As negociações no Alasca não resultaram no cessar-fogo esperado por Trump, que agora insiste em um acordo “rápido e completo”. O republicano afirmou neste sábado (16) que a Ucrânia “deve aceitar” as condições porque “a Rússia é uma potência muito grande, e eles não são”.
Zelensky em posição delicada
O convite chega em um momento sensível para Zelensky, que retorna a Washington pela primeira vez desde a tensa reunião de fevereiro com Trump, quando foi repreendido publicamente pelo presidente americano diante da imprensa internacional. Na ocasião, Trump afirmou que Kiev “não tinha as cartas na mão” e que a postura ucraniana poderia levar à Terceira Guerra Mundial.
Segundo fontes ouvidas pela Reuters, Trump informou Zelensky, em ligação de mais de uma hora e meia neste sábado, sobre os termos propostos por Putin: congelamento das linhas de frente em troca da retirada completa das tropas ucranianas de Donetsk e Luhansk, regiões do leste do país ocupadas pela Rússia. Kiev, no entanto, considera essa hipótese inaceitável, alegando que abrir mão de territórios internacionalmente reconhecidos minaria a própria soberania ucraniana.
Diplomatas europeus e membros da Otan também participaram da chamada entre Trump e Zelensky, de acordo com relatos. Uma fonte disse à Reuters que a “impressão é que Trump quer um acordo rápido a qualquer preço”.