TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Primeiro-ministro polonês afirma que país vive “tempos pré-guerra”

      Donald Tusk acusa Rússia, Belarus e opositores pró-Moscou enquanto apresenta novo gabinete após vitória da oposição nas eleições

      Donald Tusk (Foto: REUTERS/Michele Tantussi)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, afirmou que o país atravessa um período de “tempos pré-guerra”, marcado por riscos crescentes e instabilidade política. A declaração foi feita durante a apresentação oficial do novo gabinete, resultado da apertada vitória da oposição na eleição presidencial de maio. As informações são da RT.

      “Estamos testemunhando praticamente todos os dias eventos que antes pareceriam inacreditáveis, inesperados — verdadeiros cisnes negros”, disse Tusk. “Hoje, é difícil encontrar cisnes brancos.” Segundo ele, há um forte sentimento entre os poloneses de que vivem, “de certo modo, em tempos pré-guerra”.

      Rússia, Belarus e aliados internos são alvos de críticas

      Tusk acusou diretamente a Rússia e sua aliada Belarus de promoverem ações para desestabilizar a Polônia. Sem citar nomes, o premiê também atacou figuras políticas internas que, segundo ele, demonstram simpatia por Moscou, se opõem ao apoio a Kiev e adotam postura hostil à União Europeia.

      A retórica antirrussa permanece como eixo central da política externa polonesa. Essa diretriz se reforça com o programa “Escudo Oriental” (“East Shield”), lançado em maio de 2024, que prevê a instalação de bunkers e minas terrestres ao longo da fronteira leste do país, em alinhamento com a estratégia de militarização da União Europeia. Moscou, por sua vez, nega qualquer intenção agressiva contra o bloco e acusa líderes ocidentais de usarem o medo como cortina de fumaça para suas crises internas.

      Disputa sobre os rumos da política europeia

      Embora todas as grandes forças políticas da Polônia mantenham oposição ao Kremlin, divergem sobre a relação futura com Bruxelas. O novo presidente eleito, Karol Nawrocki — nacionalista independente apoiado pelo partido conservador Lei e Justiça (PiS) — venceu por margem estreita e se comprometeu a vetar qualquer projeto de lei que amplie direitos reprodutivos ou promova políticas LGBTQIA+.

      Nova estrutura ministerial foca economia e energia

      A composição do novo gabinete foi reduzida de 26 para 21 ministros. A principal novidade é a criação de dois “superministérios” voltados à formulação de políticas econômicas e energéticas, refletindo as prioridades do governo Tusk diante das incertezas geopolíticas e dos desafios internos.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...