Casa Branca reafirma ameaça de sanções secundárias contra países que comprarem petróleo da Rússia
Governo Trump voltou a direcionar ameaças à Rússia e seus parceiros comerciais; Brasil pode ser afetado
247 - A Casa Branca anunciou que, caso a Rússia não aceite um cessar-fogo ou um acordo de paz na guerra da Ucrânia nos próximos 50 dias, os Estados Unidos imporão tarifas comerciais elevadas e sanções secundárias a Moscou. A medida poderá afetar também países que continuarem comprando petróleo russo, informa a agência TASS.
"Se a Rússia se recusar a aceitar legitimamente um cessar-fogo, então enfrentará tarifas muito altas e também sanções secundárias", afirmou nesta quinta-feira (17) a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt. Segundo ela, as penalidades atingiriam também "os países que estão comprando petróleo da Rússia", o que causaria "danos profundos à economia russa".
Ainda segundo Leavitt, o presidente dos EUA, Donald Trump, deseja o fim da guerra por meio de uma "solução diplomática".
Ao sinalizar possíveis punições a nações que mantêm relações comerciais com Moscou, Washington pressiona países que têm buscado uma postura de neutralidade ou equilíbrio, como o Brasil, Índia e China.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: