Casa Branca projeta encontro com Putin como "histórico"; Kremlin espera conclusão "com sucesso"
Donald Trump e Vladimir Putin se encontram no Alasca nesta sexta para debater fim do conflito envolvendo a Ucrânia. EUA querem definir cessar-fogo "hoje"
247 - O aguardado encontro entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acontece nesta sexta-feira (15) no Alasca, com previsão de durar até sete horas, segundo o Kremlin. O porta-voz Dmitry Peskov afirmou que a expectativa russa é de que a reunião seja concluída com sucesso.
A Casa Branca classificou o encontro como “histórico” e confirmou que Trump receberá Putin pessoalmente na pista do aeroporto, antes do início das conversas. O líder russo deve pousar na base aérea em menos de uma hora.
Em declarações a jornalistas a bordo do Air Force One, Trump disse que não tem uma meta claramente definida para considerar a reunião bem-sucedida, mas deixou claro seu objetivo principal: um cessar-fogo no conflito na Ucrânia.
“Quero ver um cessar-fogo rapidamente… Não ficarei feliz se não for hoje”, afirmou, acrescentando que espera o envolvimento da Europa e do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy. “Quero que a matança pare.”