Lindbergh diz que Lula vai vetar "PL da Devastação": "vergonha"
Líder do PT na Câmara condena aprovação do projeto e afirma que “essa vitória não resiste às primeiras horas do dia”
247 - Durante um duro pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados, ainda na madrugada desta quinta-feira (17), o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Casa, reagiu com indignação à aprovação do projeto que altera as regras do licenciamento ambiental no Brasil. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “com certeza vai vetar esse PL da Devastação”.
A fala do parlamentar ocorreu logo após a votação do Projeto de Lei 2159/21, que estabelece um novo marco legal para o licenciamento ambiental. O texto foi aprovado pela maioria dos deputados e agora aguarda sanção presidencial.
“Essa vitória não resiste às primeiras horas do dia”, diz Lindbergh - Em tom indignado, Lindbergh classificou a medida como um retrocesso e disse que ela será repudiada pela sociedade. “Essa vitória não resiste às primeiras horas do dia. Esse Brasil é um Brasil grande, diverso, que vai nas primeiras horas da manhã repudiar essa votação, esse PL da Devastação”, afirmou.
Ele fez questão de destacar o simbolismo da oposição petista ao projeto, mencionando figuras históricas da luta ambiental e social. “Nós votamos junto com Marechal Rondon, com Chico Mendes, com Cacique Raoni, com Darci Ribeiro, com os que morreram em Brumadinho, em Mariana, com os que morreram no Rio Grande do Sul”, declarou.
O parlamentar também criticou os setores que aprovaram a proposta e os acusou de negacionismo climático. “Negacionistas, negam o aquecimento global, a mudança climática. Eles estão ali, não comemoram, não têm força. Sabem que está havendo uma virada na sociedade brasileira”, pontuou.
“Eles serão julgados pelo STF”, afirma líder do PT - Lindbergh Farias associou os defensores do projeto à extrema-direita e aos ataques às instituições democráticas. “Eles, que optaram pelo golpe, serão julgados no Supremo Tribunal Federal. Estão desmoralizados, agarrados à bandeira norte-americana, contra os interesses nacionais. O Brasil não é isso”, disse.
O deputado reforçou que, ao contrário do que insinuaram alguns adversários, o governo federal não precisará acionar o Judiciário. “E aos senhores, que disseram que nós iríamos entrar no STF, não. Vai ter o presidente Lula. E o presidente Lula com certeza vai vetar esse PL da Devastação”, garantiu.
“Vergonha, vergonha, vergonha” - Encerrando sua fala, Lindbergh relembrou um dos momentos mais simbólicos da história política brasileira: o golpe de 1964. “Hoje me lembrei novamente de Tancredo Neves. Tancredo Neves, quando quiseram dar o golpe em 1964, Auro de Moura Andrade disse que João Goulart não estava no país, declarou vago o posto de presidente da República. Tancredo Neves naquele momento olhou para Auro de Moura Andrade e disse: ‘canalhas, canalhas, canalhas’. E Tancredo foi vencedor na história. Hoje eu digo: ‘vergonha, vergonha, vergonha’”, concluiu.
A expectativa agora recai sobre a decisão de Lula. Se o presidente realmente vetar a proposta, o Congresso poderá, posteriormente, deliberar sobre a manutenção ou derrubada do veto.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: