Engenheira da Itaipu cria simulador de risco elétrico e conquista certificação do Inpi
Software com realidade virtual aprimora treinamentos de segurança e reforça cultura de inovação da Itaipu, reconhecida entre as 20 mais inovadoras do país
247 - Uma solução desenvolvida dentro da Itaipu Binacional promete mudar o treinamento de profissionais que atuam em ambientes com alto risco elétrico. Trata-se do Simulador de Risco Elétrico (SRE), criado pela engenheira de Segurança do Trabalho Thiciane Peres, que acaba de receber registro oficial junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A iniciativa foi divulgada pela usina e é mais um marco no fortalecimento da cultura de inovação dentro da empresa.
Com o uso de tecnologias imersivas, como realidade virtual e sensores manuais, o simulador proporciona experiências realistas de trabalho em subestações de energia, onde qualquer erro pode ser fatal. A ideia nasceu de uma necessidade concreta: treinar trabalhadores em condições próximas da realidade, mas sem os riscos do ambiente físico. “Com o SRE é possível aprimorar o conhecimento sobre os procedimentos de trabalho, análise de riscos, planejamento de atividades e o uso correto de EPIs”, destacou Thiciane.
O SRE foi desenvolvido com apoio de uma equipe multidisciplinar da Itaipu e do Parque Tecnológico Itaipu (hoje Itaipu Parquetec), após vencer um prêmio interno de inovação. O registro no Inpi marca o oitavo ativo intelectual da Binacional e o primeiro desde o lançamento do Programa de Propriedade Intelectual, em junho deste ano, resultado de uma parceria entre a empresa, o Parquetec e o próprio instituto.
Tecnologia a serviço da segurança
A primeira versão do simulador foi criada entre janeiro e junho de 2021, em alinhamento com a Norma Regulamentadora 10 (NR-10), que trata da segurança em instalações elétricas. O protótipo inicial simulava procedimentos de desenergização, como impedimento de reenergização e verificação da ausência de tensão. Após testes bem-sucedidos, o projeto foi expandido com novos cenários, equipamentos e funcionalidades.
Desde setembro de 2024, o simulador passou a ser utilizado em treinamentos práticos com realidade virtual, permitindo que os usuários enfrentem situações críticas com total segurança. A ferramenta também tem capacidade de simular falhas humanas, o que reforça o aprendizado por meio da correção de erros em ambiente controlado.
As equipes das divisões de Manutenção de Equipamentos de Transmissão e de Operação de Usina e Subestações da Itaipu são as principais beneficiadas pelo SRE, especialmente nas atividades realizadas na Subestação da Margem Direita (SEMD), considerada uma das áreas mais complexas da usina. O potencial da ferramenta, no entanto, não se restringe à empresa. “Estamos avaliando a ampliação do SRE, para torná-lo útil para mais pessoas, com a possibilidade de uso, por exemplo, como treinamento complementar e prático nos cursos bienais de NR-10”, afirmou Thiciane.
Reconhecimento e cultura de inovação
O simulador é também símbolo de uma nova fase vivida pela Itaipu, que em 2024 foi reconhecida pela MIT Technology Review Brasil como uma das 20 empresas mais inovadoras do país, recebendo o prêmio Innovative Workplaces. O resultado é reflexo de uma série de ações para fomentar a criatividade e a propriedade intelectual na empresa.
Nos últimos dois anos, foram criadas iniciativas como o Prêmio Inowatt, que recebeu 128 propostas em sua primeira edição, a retomada da Universidade Corporativa da Itaipu, o incentivo ao uso de ferramentas internas de automação e o estímulo efetivo a registros de inovação no Inpi — com destaque para três projetos antigos regularizados a partir de abril deste ano, seguidos por mais cinco, entre eles o SRE.
O time responsável pelo desenvolvimento do simulador é formado por Thiciane Peres, Emerson Felichaki, Camila Muriana, Marcos Trigueiros, Mário Augusto Caetanos dos Santos e Sérgio Oliveira, da Itaipu, e Lyncon Baez, do Parquetec. Todos estão citados no registro do Inpi. “O sentimento agora é de dever cumprido e de felicidade por refletir o empenho da equipe que trabalhou com dedicação, comprometimento e profissionalismo”, celebrou Thiciane.
Para o diretor administrativo da Itaipu, Iggor Rocha, o SRE representa um exemplo a ser seguido. “É sempre uma excelente notícia receber esses registros, ainda mais um como esse, com o ciclo completo: ideia apresentada em um prêmio interno, desenvolvimento, protocolo e deferimento”, afirmou. “É o exemplo perfeito do que queremos replicar e incentivar.”
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: