"Só resta uma saída: prisão preventiva para os que ousam desafiar a Suprema Corte", diz Kakay
Para o advogado, o ex-presidente não é apenas réu em um processo criminal, mas o “líder de uma organização criminosa armada para atingir a democracia”
247 - O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, defendeu nesta quinta-feira (24) a decretação da prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro e de aliados que, segundo ele, desafiam abertamente as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita em nota divulgada após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que reconheceu a violação das medidas cautelares por parte de Bolsonaro, mas considerou o episódio como isolado.
“Infelizmente só resta uma saída: prisão preventiva para os que ousam desafiar a Suprema Corte”, afirmou Kakay, em tom duro. Segundo o advogado, o caso de Bolsonaro é “gravíssimo” e não deve ser tratado como uma infração comum. Para ele, o ex-presidente não é apenas réu em um processo criminal, mas o “líder de uma organização criminosa armada para atingir a democracia”.
A crítica de Kakay tem como pano de fundo a publicação feita nas redes sociais de Eduardo Bolsonaro, logo após o pai visitar o Congresso e mostrar a tornozeleira eletrônica que passou a usar por ordem do STF. A postagem foi interpretada pelo ministro Moraes como uma tentativa de burlar a proibição imposta a Bolsonaro de usar redes sociais — restrição que se insere no esforço da Corte de interromper o que chama de “continuidade delitiva” por meio de milícias digitais.
CONFIRA A NOTA COMPLETA DE KAKAY:
As medidas cautelares impostas ao ex presidente Bolsonaro têm que ser analisadas dentro do caso concreto. Não estamos cuidando de medidas impostas a um investigado por um crime, grave, de lavagem de dinheiro. O que está em questão é um investigado, réu por ser líder de uma organização criminosa armada para atingir a democracia. Gravíssimo.
Mais grave ainda é que o principal motor para a tentativa de golpe de estado foi o uso criminoso e sistemático das redes sociais. Fascistas instrumentalizando a informação.
O Ministro Alexandre houve muito bem ao ter o cuidado de tentar impedir a continuidade delitiva. Incrível a ousadia dos que, a pretexto de uma liberdade de expressão absoluta, querem descumprir as medidas cautelares. Falácia. Audácia. Querem continuar usando as redes criminosas que apoiavam , e apoiam, o golpe para desmoralizar a decisão cautelar do Supremo Tribunal.
Infelizmente só resta uma saída: prisão preventiva para os que ousam desafiar a Suprema Corte
Kakay
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: