TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Motta critica tarifaço de Trump e denuncia "ingerência em assuntos internos"

      Presidente da Câmara defende reciprocidade comercial e rechaça medidas protecionistas anunciadas por Donald Trump contra o Brasil

      Hugo Motta - 24/04/2025 (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Durante a abertura de uma reunião de presidentes de Parlamento em Genebra, na Suíça, nesta terça-feira (29), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), fez duras críticas às ações comerciais unilaterais adotadas por outros países. Segundo ele, tais medidas são utilizadas “para fins protecionistas e para ingerência em assuntos internos”. As informações são do jornal O Globo

      O aumento tarifário foi anunciado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que inicia seu segundo mandato em 2025. Em carta enviada no início de julho ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump informou que as exportações brasileiras seriam taxadas em até 50%, justificando a decisão com críticas à condução do Supremo Tribunal Federal no julgamento de Jair Bolsonaro (PL), réu por tentativa de golpe de Estado.

      “No domínio comercial, aprovamos a Lei da Reciprocidade Econômica. Com ela, o Brasil tem ferramentas adequadas para responder a práticas discriminatórias em relação aos produtos brasileiros. É uma resposta serena, mas firme”, afirmou Hugo Motta.

      O deputado brasileiro reforçou que o país está comprometido com práticas comerciais justas, mas não aceitará retaliações. “Nossa profunda preocupação é com o uso de medidas comerciais unilaterais para fins protecionistas e para ingerência em assuntos internos de outros países”, completou.

      A nova política tarifária dos Estados Unidos está prevista para entrar em vigor nesta sexta-feira (1º). Com isso, diversos produtos brasileiros poderão sofrer uma elevação substancial em seus custos ao entrarem no mercado norte-americano.

      Ainda conforme a reportagem, Motta também defendeu o diálogo internacional e a cooperação entre países como alternativas ao confronto. Ele citou projetos em andamento na Câmara dos Deputados, como a regulamentação da Inteligência Artificial e o marco do hidrogênio verde, para demonstrar o comprometimento brasileiro com o futuro e com a inovação tecnológica.

      “Como principais guardiões da democracia em nossos países, temos de ser também os arquitetos de um futuro em que a razão deve prevalecer sobre a força, em que o entendimento deve substituir a confrontação, em que construamos pontes e não muros”, declarou.

      COP30 e protagonismo do Parlamento - O presidente da Câmara aproveitou a ocasião para destacar a importância da próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro na cidade de Belém, no Pará. 

      O Brasil será anfitrião do evento ao lado da ONU e Motta garantiu que o Parlamento terá papel central na agenda de desenvolvimento sustentável. “A COP30 será ocasião para mostrarmos ao mundo, uma vez mais, o papel central do Parlamento brasileiro na agenda do desenvolvimento sustentável”, enfatizou.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...