HOME > Brasil

Moraes reage a insinuações de Bolsonaro e reforça legitimidade das urnas: 'não há nenhuma dúvida'

Durante interrogatório no STF, ex-mandatário voltou a questionar sistema eleitoral e foi repreendido por Alexandre de Moraes

Jair Bolsonaro durante interrogatório no STF sobre trama golpista (Foto: Fellipe Sampaio/STF)

247 - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez uma intervenção firme diante de alegações de Jair Bolsonaro (PL) durante seu depoimento à Justiça, no âmbito da ação penal que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. 

O alerta de Moraes ocorreu quando Bolsonaro mencionou um inquérito da Polícia Federal sobre um ataque hacker ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), insinuando novamente a existência de falhas no processo eletrônico de votação — tese já desmentida em diversas instâncias e que o sistema eletrônico poderia ser "aperfeiçoado" para eliminar qualquer "dúvida" sobre sua integridade. 

Moraes, então, respondeu que "na verdade, não há qualquer dúvida sobre o sistema eletrônico e esse inquérito não tem nada a ver com as urnas eletrônicas. Sua defesa vai poder esclarecer, porque ele já está juntado aos autos". 

A audiência integra a a ação penal que tem Bolsonaro como réu, juntamente com outros sete aliados, acusados de envolvimento em uma trama para subverter a ordem democrática após a derrota nas urnas. Em sua fala, Bolsonaro ainda declarou que "se não houvesse essa dúvida [sobre o sistema eleitoral], nós não estaríamos aqui".

Assista: 

 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...