TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Maioria apoia prisão domiciliar de Bolsonaro, mas divisão é acirrada nas redes, diz Quaest

      Pesquisa indica que 53% das menções foram favoráveis ao decreto de Alexandre de Moraes e 47% se posicionaram contra a decisão

      Bolsonaro com sua tornozeleira (Foto: Divulgação)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A repercussão da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL), gerou forte polarização nas redes sociais. De acordo com levantamento realizado pela Quaest, 53% das menções foram favoráveis à medida, enquanto 47% manifestaram oposição.

      Segundo o Estado de S. Paulo, os dados foram coletados até as 21h de segunda-feira (4). O volume total de publicações sobre o tema ultrapassou 1,16 milhão de menções, com uma média de 51 mil interações por hora e mais de 401 mil autores únicos. Além da predominância de manifestações favoráveis, essas postagens também se destacaram por um maior grau de engajamento e dispersão entre os perfis, o que, segundo a Quaest, revela uma dinâmica mais espontânea e orgânica.

      A decisão de Moraes foi motivada pelo reiterado descumprimento de medidas cautelares impostas a Bolsonaro no âmbito das investigações que tramitam no STF. Desde 18 de julho, ele está sujeito a restrições, como a proibição de uso de redes sociais — inclusive por meio de intermediários. No entanto, no domingo (3), ele apareceu em um vídeo publicado no perfil de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A postagem foi removida pouco depois. Dias antes, Bolsonaro também havia violado a medida ao discursar pessoalmente para apoiadores na Câmara dos Deputados.

      Os dados revelam não apenas o impacto do episódio na esfera digital, mas também a crescente atenção pública às decisões judiciais que envolvem figuras de destaque do cenário político. A pesquisa da Quaest indica que, embora a sociedade permaneça dividida quanto às sanções impostas ao ex-presidente, há uma ligeira maioria que apoia as ações do Supremo Tribunal Federal.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...