Lula articula reunião com STF em resposta à ofensiva de Trump contra Moraes
Presidente busca reforçar apoio institucional à Corte após sanção de Trump contra ministro Alexandre de Moraes
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda convocar um encontro com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) como forma de demonstrar solidariedade e respaldo à Corte diante da recente ofensiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As informações são do jornalista Gustavo Uribe, da CNN Brasil.
A ideia ganhou força após reunião realizada nesta quarta-feira (30) entre Lula e o presidente do STF, ministro Luiz Roberto Barroso, no Palácio do Planalto. O encontro, se confirmado, deve ocorrer ainda esta semana — a depender da presença dos magistrados em Brasília.
O gesto de Lula é uma resposta direta à decisão de Trump de aplicar a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, também nesta quarta-feira. A sanção imposta pelo republicano inclui restrições a bens e ativos financeiros e representa uma tentativa de pressionar autoridades brasileiras envolvidas em investigações contra aliados de Trump no Brasil, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A interlocutores do STF com quem já conversou, Lula tem reiterado que manterá a postura institucional de respeito à independência dos Poderes.
Integrantes do Judiciário afirmam que a medida de Trump não deverá interferir no cronograma do Supremo, tampouco atrasar o julgamento de Jair Bolsonaro, programado para setembro.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: