Hugo Motta critica penas "exageradas" para golpistas do 8/1
Presidente da Câmara defende revisão das condenações, mas se opõe à anistia ampla aos golpistas
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que há um clima no Congresso Nacional de insatisfação com as condenações impostas a algumas pessoas envolvidas nos atos criminosos de 8 de janeiro de 2023, considerando-as desproporcionais.
"O que vejo é que existe um sentimento na Casa de que até as assinaturas do projeto de anistia refletem a discordância com penas exageradas aplicadas a crimes que não são tão graves. Tem pessoas que ainda estão cumprindo pena até hoje", disse Motta em entrevista à CNN Brasil, referindo-se ao contexto legislativo.
O parlamentar, entretanto, alertou para a preocupação em relação a uma anistia "ampla, geral e irrestrita", especialmente devido aos processos em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que investigam ações terroristas durante os episódios de janeiro.
"Não vejo que os parlamentares tenham interesse em anistiar quem cometeu esses atos. Não acho que esse seja o sentimento da Casa. O que se observa é uma sensibilidade maior em relação a pessoas mais humildes, aquelas que participaram do movimento, mas não cometeram delitos tão graves, porém receberam penas severas", ressaltou o parlamentar.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: