Aliados pressionam Motta a punir Van Hattem por motim bolsonarista na Câmara: ‘é preciso dar o exemplo'
Suspensão de seis meses é cogitada para conter futuras obstruções e desestimular novas tentativas de tumultuar os trabalhos legislativos
247 - Aliados do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendem que seja aplicada uma punição exemplar ao deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), após a obstrução que manteve o plenário paralisado por mais de 30 horas, entre a manhã de terça-feira (5) e a noite de quarta-feira (6). De acordo com o jornal O Globo, na avaliação de interlocutores, uma suspensão de seis meses do mandato serviria para “dar o exemplo” e desestimular novas tentativas de tumultuar os trabalhos legislativos.
O episódio ocorreu quando um grupo formado por parlamentares bolsonaristas ocupou posições estratégicas no plenário para impedir que Motta conduzisse a sessão. Van Hattem, no entanto, foi além e sentou-se na cadeira da presidência, permanecendo no local mesmo após a chegada do titular do cargo, o que fez dele o principal alvo da pressão por punição.
A manifestação foi organizada como protesto contra a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL). Durante o período de paralisação, a oposição exigiu a inclusão imediata em pauta de dois temas: o fim do foro privilegiado e a concessão de anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
O PT, em conjunto com PSB e PSOL, protocolou um pedido formal para que Van Hattem e outros quatro deputados sejam punidos: Júlia Zanatta (PL-SC), Marcos Pollon (PL-MS), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Zé Trovão (PL-SC). Entre eles, o gaúcho do Novo é visto como “a bola da vez” por ter ocupado simbolicamente o assento máximo da Casa.
Questionado sobre o caso, Motta afirmou que a Mesa Diretora estuda medidas disciplinares.“Existem pedidos de lideranças para punir este ou aquele deputado. Estamos avaliando. É uma decisão conjunta da Mesa. Mas está, sim, em avaliação a possibilidade de punição a alguns parlamentares que se excederam, digamos assim, do ponto de vista de dificultar o reinício dos trabalhos”, disse Motta em entrevista ao Metrópoles.
Van Hattem rebateu, acusando a base governista de agir de forma seletiva. “Já deixei tudo bem explicado nas minhas redes sociais. O PT é muito hipócrita, porque em 2017, quando houve uma situação muito parecida, ninguém falou em punição”, afirmou, defendendo ter agido pacificamente e no legítimo exercício do direito de protesto.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: