TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Gleisi diz que Motta e Alcolumbre “agiram corretamente” contra motim bolsonarista no Congresso

      Ministra diz que o Congresso precisa discutir pautas importantes e que o Brasil não pode ser submetido “às chantagens dos aliados de Jair Bolsonaro”

      Gleisi Hoffmann (Foto: Valdenio Vieira/SEAUD-PR)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), criticou duramente a atuação de parlamentares da oposição bolsonarista que tentaram impedir o funcionamento do Congresso Nacional nesta quarta-feira (6), e elogiou a conduta dos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), que retomaram os trabalhos legislativos após horas de obstrução nos plenários das duas Casas.

      Por meio de uma publicação em suas redes sociais, Gleisi disse que os presidentes do Congresso agiram corretamente diante do impasse. “Os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, agiram corretamente diante do motim da oposição, que tentou impedir o funcionamento do Poder Legislativo. Retomaram o comando das Casas deixando claro que os interesses do país e do povo não podem ser submetidos às chantagens dos aliados de Jair Bolsonaro.”

      A reação da ministra ocorre em meio ao mais recente movimento de obstrução promovido por deputados da oposição, iniciado após a decisão do Supremo Tribunal Federal de conceder prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Parlamentares bolsonaristas também pressionam para que seja pautada uma proposta de anistia ampla aos condenados por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, além do pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre o caso no STF.

      Na noite desta quarta-feira, por volta das 22h30, o presidente da Câmara, Hugo Motta, conseguiu finalmente abrir a sessão plenária após enfrentar resistência física e protestos dentro do plenário. Motta teve dificuldades para assumir sua cadeira na Mesa Diretora, sendo obstruído por deputados como Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS). Ao discursar, o deputado paraibano afirmou que manifestações devem respeitar o regimento da Casa e declarou que “não se pode negociar a democracia”.

      Gleisi Hoffmann reforçou essa posição institucional, destacando que o Congresso tem pautas urgentes que não podem ser paralisadas por interesses político-eleitorais de aliados de Bolsonaro.  “O Congresso tem pautas importantíssimas para votar, como o projeto de isenção do IR até R$ 5 mil, a PEC da Segurança, a medida da isenção da luz para os consumidores até 80 kw/mês. Essa é a pauta do país, não a anistia dos golpistas”, disse.

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...