Flávio Bolsonaro é criticado por bolsonaristas após viajar de férias em meio à crise com os EUA e momento difícil para o pai
Senador disse estar em viagem com a família, mas aliados do pai o acusam de abandono em momento crítico para Bolsonaro
247 - A viagem de férias do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), confirmada por ele nas redes sociais neste domingo (20), provocou reações negativas entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, seu pai. O parlamentar foi duramente criticado por bolsonaristas por ter deixado o país justamente no momento em que se agravou a crise envolvendo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo a coluna Sonar, de O Globo, a irritação cresceu ainda mais após a operação da Polícia Federal contra Bolsonaro na última sexta-feira (19), determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que incluiu medidas como o uso de tornozeleira eletrônica.
“Estou em viagem programada com minha família desde o ano passado, durante o recesso parlamentar de julho e férias escolares de minhas filhas. Falo com meu pai e lideranças aliadas todos os dias. Mas a propagação de mentiras se alastra rápido quando é contra Bolsonaro”, justificou o parlamentar no X (antigo Twitter).
A explicação não foi suficiente para conter as críticas. O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, atualmente foragido da Justiça brasileira e residente nos Estados Unidos, reagiu com ironia: “Ufa, ainda bem que são as férias e o recesso. Se funcionário público trabalhasse na iniciativa privada, estaria demitido na primeira crise. Sorte a de vocês que ninguém consegue demiti-los”.
O economista Paulo Figueiredo, também foragido e neto do ex-ditador João Figueiredo, saiu em defesa do senador. “Isso não é justo. Flávio tem sido de enorme ajuda e, mesmo no recesso, tem trabalhado conosco”, respondeu ele a Allan dos Santos, ainda na mesma plataforma.
Outros perfis da direita, porém, não foram tão complacentes. “Férias são sempre programadas, mas o que ocorreu com seu pai deveria ser prioridade pra você. Férias se tem todo ano, pai é um só”, comentou um usuário. Outro perfil escreveu que “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades! Você tem muita responsabilidade, não é o momento de férias. Aliás, você tem 2 férias por ano, é melhor deixar pra tirar férias em outro momento”.
Ainda conforme a reportagem, parlamentares da oposição também usaram as redes para criticar Flávio. O deputado federal André Janones (Avante-MG) chegou a afirmar que o senador “entrou em desespero” e foi para Lisboa na tentativa de escapar da justiça” após a decisão de Moraes contra Bolsonaro.
Segundo Flávio, ele deve retornar à Brasília em 1º de agosto, antes do encerramento do recesso parlamentar. Apesar do apelo de líderes da oposição para antecipar o fim do recesso diante da gravidade das medidas contra o ex-mandatário, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), descartou a convocação extraordinária, mantendo a retomada dos trabalhos legislativos para o dia 4 de agosto.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: