TV 247 logo
      HOME > Brasil

      'Eduardo Bolsonaro tenta novo golpe com apoio de Trump', diz Edinho Silva

      Presidente eleito do PT acusa filho de jair Bolsonaro de usar influência nos EUA para livrar aliados da prisão e deslegitimar PF e STF

      Edinho Silva (Foto: Reprodução/YouTube/TVT)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente eleito do PT, Edinho Silva, acusou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de protagonizar uma nova tentativa de golpe de Estado. Segundo ele, o parlamentar estaria utilizando sua proximidade com o governo dos Estados Unidos para pressionar autoridades brasileiras e buscar a impunidade de aliados bolsonaristas presos, incluindo Jair Bolsonaro (PL), seu pai. .

      “As manifestações de Eduardo Bolsonaro atacando a PF só reforçam as tentativas das lideranças golpistas — apoiadas pelo intervencionismo de Trump, desrespeitando as instituições brasileiras — de tentar materializar a trama golpista”, afirmou Edinho, de acordo com a coluna Radar, da revista Veja. Para ele, o objetivo segue sendo o mesmo que motivou os atos golpistas em Brasília no início de 2023: “Querem dar o golpe que foi derrotado em 08/01/23”, pontuou. 

      As falas do dirigente do PT foram feitas na esteira de publicações nas redes sociais em que Eduardo Bolsonaro ameaçou investigadores da Polícia Federal (PF)  e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Nas postagens, Eduardo fez referência a uma lista de autoridades brasileiras sancionadas pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

      A escalada de tensões ganhou novo capítulo na sexta-feira, quando o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que Jair Bolsonaro passasse a usar tornozeleira eletrônica, além de cumprir diversas outras medidas cautelares. A decisão de Moraes provocou uma resposta imediata do governo Trump, que anunciou sanções a autoridades brasileiras envolvidas em processos contra o ex-mandatário.

      Como consequência, lideranças bolsonaristas voltaram a convocar manifestações nas ruas, acusando o Supremo e demais instituições de integrar um o qe chama de “sistema ditatorial”. A retórica foi reforçada por ações do governo estadunidense. Há duas semanas, Trump impôs um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, medida interpretada como retaliação direta ao julgamento de Bolsonaro no STF.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...