Eduardo Bolsonaro intensifica agenda em Washington durante julgamento do pai no STF
Deputado se reúne com aliados do governo Trump enquanto Jair Bolsonaro enfrenta processo por tentativa de golpe de Estado
247 - Na mesma semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF) inicia o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reforça sua atuação política nos Estados Unidos Segundo a coluna da jornalista Bela Megale, de O Globo, Eduardo desembarcará em Washington na quarta-feira (3), um dia após a abertura do julgamento em Brasília. Acompanhado do ex-apresentador da Jovem Pan, Paulo Figueiredo, o parlamentar tem encontros previstos com autoridades próximas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo aliados, a pauta das reuniões deve girar em torno do processo enfrentado pelo ex-chefe do Executivo brasileiro.
Ministros do STF, especialmente os da Primeira Turma — responsável pelo julgamento —, acompanham os movimentos do filho do ex-presidente. A avaliação interna é de que manifestações políticas vindas de Washington podem acontecer, mas não terão influência sobre o andamento do processo nem sobre o resultado final.
Entre magistrados e integrantes do Judiciário, o entendimento predominante é de que a condenação de Jair Bolsonaro é praticamente inevitável. O julgamento, que começa na terça-feira (2), deve se estender até setembro. Já os recursos estão previstos para análise em outubro, etapa que pode anteceder uma eventual prisão em regime fechado.
Eduardo Bolsonaro mantém relação próxima com políticos ligados ao governo Trump e já esteve em outras ocasiões nos Estados Unidos para encontros de articulação visando impor sanções a integrantes do Judiciário brasileiro visando interferir no resultado do julgamento do ex-mandatário.