TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Bancada do PT aciona STF e PGR contra Eduardo Bolsonaro e Gustavo Gayer: 'fake news ameaça a estabilidade do sistema financeiro'

      O pedido inclui medidas cautelares como bloqueio de perfis digitais, suspensão de passaporte e suspensão dos mandatos parlamentares

      Eduardo Bolsonaro, Gustavo Gayer e a Câmara dos Deputados (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados I Jessica Koscielniak/Reuters I Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A bancada do PT na Câmara enviou uma representação ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Gustavo Gayer (PL-GO) por disseminação de informações falsas com potencial de provocar pânico financeiro e corrida bancária. O pedido inclui medidas cautelares como bloqueio de perfis digitais, suspensão de passaporte e suspensão dos mandatos parlamentares.

      De acordo com o PT, “o Banco do Brasil é símbolo da soberania nacional e peça-chave para o desenvolvimento do país”. “Atacá-lo com fake news ameaça a estabilidade do sistema financeiro e coloca em risco a economia de milhões de brasileiros. Defendê-lo é defender o interesse público e a ordem econômica”.

      Entre as declarações a serem investigadas está uma de Eduardo. “O Banco do Brasil será cortado das relações internacionais, o que vai levá-lo à falência.” A bancada petista quer também apuração sobre outra investida feita pelo deputado do PL-GO. “Tirem seu dinheiro dos bancos. Moraes vai quebrar o Brasil.” 

      A representação apontou uma possível violação à Lei do Sistema Financeiro Nacional, à Lei de Crimes contra a Economia Popular e à Lei de Organização Criminosa. A bancada alertou para uma eventual conexão dos parlamentares com a rede de desinformação já investigada no Inquérito 4995, que apura o uso de tarifas internacionais para intimidar a Justiça brasileira.

      Relacionados

      Carregando anúncios...