Bolsonaro pede a Moraes para receber visita de Arthur Lira
O pedido ocorre na véspera do início do julgamento da trama golpista na Primeira Turma do STF
247 - O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou nesta segunda-feira (1º) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para receber a visita do deputado Arthur Lira (PP-AL). Desde 4 de agosto, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por descumprimento de determinações judiciais e só pode receber visitas previamente autorizadas pela Corte. As informações são do g1.
No pedido protocolado por sua defesa, Bolsonaro requer de forma formal a permissão para o encontro. “Jair Messias Bolsonaro, já qualificado nos presentes autos, por intermédio de sua advogada signatária, vem, respeitosamente, requerer autorização para visita do Deputado Federal Arthur César Pereira de Lira (PP/AL)”, registra a petição. O pedido ocorre justamente na semana em que o STF inicia o julgamento que pode condenar o ex-presidente e outros sete aliados por tentativa de golpe.
Contexto político e alianças
Arthur Lira, que presidiu a Câmara dos Deputados entre 2021 e 2024, foi um dos principais aliados de Bolsonaro durante o período em que o político do PL estava no Palácio do Planalto. Em 2022, Lira declarou apoio à candidatura do ex-presidente contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acabou vencendo o pleito.
Apesar do histórico de proximidade com Bolsonaro, Lira manteve boa relação com Lula nos dois primeiros anos de governo do petista. Essa articulação política foi considerada estratégica para a aprovação de pautas prioritárias do Executivo na Câmara.
Papel atual de Arthur Lira
Atualmente, o deputado é relator de um dos projetos mais relevantes da gestão Lula: a proposta que isenta do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil. A medida, promessa de campanha do presidente, é vista como um dos principais trunfos do governo para fortalecer a imagem do petista em uma provável candidatura à reeleição em 2026.