TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Hugo Motta se esquiva da cassação de Eduardo Bolsonaro

      Presidente da Câmara ainda diz “avaliar” pedido de Eduardo para exercer o mandato a partir dos Estados Unidos

      Hugo Motta (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (1º), em evento no Recife, segundo o Metrópoles, que ainda não tomou decisão sobre o pedido de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para exercer o mandato a partir dos Estados Unidos. O deputado, filho de Jair Bolsonaro (PL), está no país desde fevereiro, onde atua politicamente junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

      Eduardo tem buscado apoio para a imposição de sanções contra o Brasil e autoridades brasileiras, notadamente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A atuação do parlamentar no exterior gerou críticas de setores políticos e jurídicos, que veem incompatibilidade entre essas movimentações e o exercício de seu mandato no Congresso Nacional.

      Hugo Motta declarou que sua decisão será guiada pelo regimento da Câmara. “Vamos avaliar sempre obedecendo o regimento e dando tratamento igual a todos os deputados e deputadas”, disse. Apesar da gravidade das denúncias contra Eduardo, o presidente da Casa não sinalizou prazo para analisar a questão nem se pretende pautar o processo de cassação solicitado por adversários do parlamentar.

      Além do caso de Eduardo Bolsonaro, Motta também foi questionado sobre o julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo, que tem início nesta terça-feira (2). O deputado afirmou que a Câmara seguirá com sua agenda de votações. “Sabemos que o julgamento traz algumas implicações políticas, natural pela abrangência política que o caso tem, mas vamos procurar conduzir a Câmara com muita serenidade e equilíbrio”, declarou.

      Enquanto a decisão não é tomada, Eduardo Bolsonaro permanece nos Estados Unidos articulando medidas que podem afetar diretamente a economia brasileira e as autoridades nacionais, ao mesmo tempo em que mantém seu mandato de deputado federal sem exercer suas funções no Parlamento.

      Relacionados

      Carregando anúncios...