Rússia convida Irã para projeto na estação espacial da Lua
Além do programa lunar, Moscou propôs que Teerã participe da criação da nova estação orbital russa
TV BRICS - A Rússia manifestou interesse e disponibilidade para cooperar com o Irã no projeto de criação da Estação Internacional de Pesquisa Lunar (ILRS, na sigla em inglês). A informação foi divulgada pelo diretor-geral da Roscosmos, Dmitri Bakanov, durante a cerimônia de abertura da Semana Mundial do Espaço, em Teerã, segundo a IRNA.
"A Lua é o nosso primeiro passo para além da órbita terrestre baixa. [...] Os maiores especialistas do mundo trabalham hoje na solução de desafios técnicos de grande escala que esse caminho impõe, e estamos abertos à cooperação com cientistas e engenheiros iranianos nesse programa", destacou Bakanov.
Além do programa lunar, Moscou propôs que Teerã participe da criação da nova estação orbital russa. Bakanov informou que as negociações com a Agência Espacial Iraniana sobre o tema já estão em andamento e ressaltou que a Rússia está pronta para oferecer condições iguais a todos os participantes da iniciativa.
O ILRS é um projeto desenvolvido a partir de uma parceria entre a Rússia e a China. Até o momento, 13 países já aderiram à iniciativa, cujo objetivo é construir um complexo de instalações na superfície ou na órbita lunar voltado para pesquisas científicas de longo prazo.
Em seu discurso, Bakanov também afirmou que a Lua é vista como uma plataforma essencial para uma futura exploração do espaço, incluindo missões tripuladas a Marte. Segundo ele, as principais potências espaciais, como Rússia, China e Índia, já se preparam para uma ampla exploração do satélite natural da Terra.
Anteriormente, a Agência Espacial do Irã havia anunciado um programa de lançamentos de satélites e a participação na missão lunar chinesa Chang'e-8, que está na fase final de concepção.




