Nathalia Urban por Milenna Saraiva

Esta seção é dedicada à memória da jornalista Nathalia Urban, internacionalista e pioneira do Sul Global

Nathalia Urban
HOME > Sul Global

Rússia convida Irã para projeto na estação espacial da Lua

Além do programa lunar, Moscou propôs que Teerã participe da criação da nova estação orbital russa

Os presieentes Vladimir Putin (Rússia) e Masoud Pezemshkian (Irã) (Foto: Reuters)

TV BRICS - A Rússia manifestou interesse e disponibilidade para cooperar com o Irã no projeto de criação da Estação Internacional de Pesquisa Lunar (ILRS, na sigla em inglês). A informação foi divulgada pelo diretor-geral da Roscosmos, Dmitri Bakanov, durante a cerimônia de abertura da Semana Mundial do Espaço, em Teerã, segundo a IRNA

"A Lua é o nosso primeiro passo para além da órbita terrestre baixa. [...] Os maiores especialistas do mundo trabalham hoje na solução de desafios técnicos de grande escala que esse caminho impõe, e estamos abertos à cooperação com cientistas e engenheiros iranianos nesse programa", destacou Bakanov.

Além do programa lunar, Moscou propôs que Teerã participe da criação da nova estação orbital russa. Bakanov informou que as negociações com a Agência Espacial Iraniana sobre o tema já estão em andamento e ressaltou que a Rússia está pronta para oferecer condições iguais a todos os participantes da iniciativa.

O ILRS é um projeto desenvolvido a partir de uma parceria entre a Rússia e a China. Até o momento, 13 países já aderiram à iniciativa, cujo objetivo é construir um complexo de instalações na superfície ou na órbita lunar voltado para pesquisas científicas de longo prazo.

Em seu discurso, Bakanov também afirmou que a Lua é vista como uma plataforma essencial para uma futura exploração do espaço, incluindo missões tripuladas a Marte. Segundo ele, as principais potências espaciais, como Rússia, China e Índia, já se preparam para uma ampla exploração do satélite natural da Terra.

Anteriormente, a Agência Espacial do Irã havia anunciado um programa de lançamentos de satélites e a participação na missão lunar chinesa Chang'e-8, que está na fase final de concepção.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...