HOME > Mundo

Rússia e Irã buscam construir pequenas usinas nucleares no Irã

Rosatom afirmou que está ampliando sua cooperação com o Irã no uso pacífico da energia nuclear

Bandeira do Irã e símbolo atômico (Foto: DADO RUVIC/REUTERS)

247 - A Rússia e o Irã assinarão uma série de documentos sobre o projeto e a construção de pequenas usinas nucleares em território iraniano, informou nesta quarta-feira (24) a Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI).

Mais cedo, a corporação estatal russa de energia nuclear, Rosatom, anunciou que Rússia e Irã assinaram um memorando de entendimento sobre cooperação para a construção dessas usinas nucleares de pequeno porte no Irã.

“Para implementar o memorando, serão preparados e assinados acordos sobre o projeto e a construção de estações baseadas em pequenos reatores modulares entre as organizações competentes das partes”, declarou a AEOI.

Nesta quinta-feira (25), a Rosatom afirmou que está ampliando sua cooperação com o Irã no uso pacífico da energia nuclear.

“Estamos expandindo a cooperação com o Irã no campo das tecnologias nucleares pacíficas”, declarou o diretor-geral Alexey Likhachev, durante o Fórum Atômico Global, realizado em Moscou.

Likhachev acrescentou ainda que a Rosatom segue com a construção da segunda e da terceira unidades da Usina Nuclear de Bushehr, no Irã.

Entenda

O Irã assinou em 2015 um acordo nuclear com China, França, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha, além da União Europeia. O pacto comprometia Teerã a reduzir seu programa nuclear em troca do alívio das sanções. Os Estados Unidos se retiraram do acordo em 2018, durante o primeiro mandato do presidente Donald Trump, e restabeleceram as sanções contra o Irã, o que levou ao colapso do entendimento. Em resposta, Teerã anunciou que reduziria seus compromissos, abandonando as restrições sobre pesquisas nucleares e o nível de enriquecimento de urânio.

As negociações entre Irã e Estados Unidos para suspender sanções foram interrompidas após a escalada do conflito entre Irã e Israel, iniciada em 13 de junho. Em 22 de junho, os EUA atacaram instalações nucleares iranianas, levando Teerã a retaliar com lançamentos de mísseis contra uma base militar norte-americana no Catar. (Com informações da Sputnik).

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...