TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Em reunião com governadores, Ibaneis propõe diálogo direto com os EUA para conter tarifaço

      Governador do DF articula união entre estados e Congresso para defender interesses do Brasil junto ao governo Trump

      Reunião de governadores na residência de Ibaneis Rocha (Foto: Renato Alves / Agência Brasília)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – Em um esforço conjunto para lidar com os impactos do aumento tarifário imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, reuniu-se nesta quinta-feira (7) com outros oito governadores em sua residência oficial, no Lago Sul. O encontro, noticiado pela Agência Brasília, teve como principal pauta a defesa do diálogo direto com o governo norte-americano, atualmente comandado pelo presidente Donald Trump, e a busca por soluções articuladas para minimizar os prejuízos à economia nacional.

      “O país precisa caminhar junto”, afirmou Ibaneis ao abrir a reunião. Ele destacou a necessidade de distensionamento entre os Poderes e de uma atuação coordenada entre as unidades federativas e o Congresso Nacional para enfrentar a nova realidade imposta pela política comercial dos EUA. “Reunimos um grupo de governadores alinhados em buscar soluções pautadas no diálogo e no melhor para a população e a economia do país”, acrescentou.

      Estiveram presentes no encontro os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Jorginho Mello (Santa Catarina), Ratinho Junior (Paraná), Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Romeu Zema (Minas Gerais), Ronaldo Caiado (Goiás), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Wilson Lima (Amazonas). A presença de governadores de diferentes regiões e espectros políticos reforçou a gravidade da situação e o consenso quanto à urgência de respostas articuladas.

      Durante o encontro, os líderes estaduais concordaram em buscar um canal de diálogo direto com a administração Trump, visando reverter ou ao menos suavizar as novas tarifas. Também ficou decidido que será iniciada uma articulação com os presidentes dos principais partidos políticos, como forma de sensibilizar o Congresso Nacional sobre os impactos do tarifaço.

      Mais tarde, em um evento com representantes dos setores da construção civil e do mercado imobiliário do Distrito Federal, Ibaneis voltou a tratar do assunto e criticou a omissão do governo federal. “Me reuni com governadores preocupados com os impactos do tarifaço e a ausência de negociação do governo federal. Foi uma reunião bastante produtiva e vamos dar sequência com todos os presidentes de partido para ver se a gente consegue unir forças ao Congresso Nacional nesse momento tão delicado da cena política brasileira”, declarou.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...