Barroso indica aposentadoria do STF: "é preciso saber a hora de sair"
Ministro participou de evento em Salvador e disse estar “terminando” sua carreira; ele pode permanecer na Corte até os 75 anos
247 - O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um novo indício de que poderá se aposentar da Corte em breve. Em evento realizado nesta segunda-feira (6) no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Barroso afirmou que está “terminando” sua carreira, conforme noticiado pela CNN Brasil.
“Esse é um momento muito especial para mim, de muita alegria. Eu comecei a minha carreira no Supremo aqui e, de certa forma, estou terminando aqui”, declarou o ministro, ao participar do XVII Encontro do Consepre (Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil), em Salvador.
O comentário foi feito quando o ministro relembrava o momento em que recebeu a notícia de sua indicação ao STF pela então presidente Dilma Rousseff, em 2013 — também durante um congresso realizado na Bahia.
“A vida é feita de muitos ciclos. A gente deve saber a hora de entrar e a hora de sair”, afirmou Barroso, em tom de despedida.
Barroso, que completou 67 anos, ainda poderia permanecer no Supremo até os 75 anos, idade máxima prevista pela Constituição para a aposentadoria compulsória de ministros. No entanto, ele tem sinalizado a possibilidade de uma saída antecipada, especialmente após o fim de seu mandato como presidente do STF, encerrado recentemente.