Alckmin destaca diálogo positivo com big techs e apoio ao Pix
Vice-presidente reforça compromisso das empresas com o “Pix para todos” e ressalta importância da interlocução diante da investigação comercial de Trump
247 – O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, classificou como positiva a reunião realizada nesta segunda-feira (21) com representantes das principais empresas de tecnologia globais. A informação foi publicada pelo jornal Valor Econômico.
O encontro aconteceu em meio às discussões sobre o novo “tarifaço” anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que abriu investigação comercial com base na Seção 301 da legislação americana. Entre as participantes estavam gigantes do setor como Meta, Google e Apple.
“Tivemos um bom diálogo, uma boa conversa com as ‘big techs’, porque elas foram citadas no documento do presidente e é o primeiro item da investigação da Seção 301. Tem questões que não são do Poder Executivo, são de outro Poder e os Poderes são independentes, mas, no diálogo, nós podemos fazer uma boa aproximação”, afirmou Alckmin em entrevista coletiva.
Setor tecnológico é visto como estratégico pelo governo
Alckmin destacou o peso do setor tecnológico para o Brasil, tanto como fonte de investimentos quanto como vetor de crescimento econômico. Ele afirmou que as empresas manifestaram interesse em manter o canal de diálogo aberto com o governo brasileiro e trataram de temas considerados prioritários para o país. “Abrimos um bom diálogo com as empresas de tecnologia”, reforçou o ministro.
Entre os pontos debatidos, o sistema de pagamentos instantâneos Pix foi um dos principais tópicos. Alckmin relatou que as big techs expressaram apoio à sua universalização. “Elas afirmaram que defendem o chamado ‘Pix para todos’. O importante é que tem que ser de graça”, disse.
Ele também ressaltou que a questão da taxação das big techs não foi abordada na reunião. Durante o dia, Alckmin participou ainda de reuniões com representantes de outros setores econômicos para discutir o impacto do processo comercial aberto pelos Estados Unidos.
Negociação com governo Trump segue em curso
O presidente em exercício afirmou que o governo brasileiro mantém um diálogo direto com as autoridades americanas, buscando proteger os interesses nacionais em meio às investigações da gestão Trump. Segundo Alckmin, essas tratativas são conduzidas “por canais institucionais e de forma reservada”.
Acordo Mercosul-UE também foi debatido
Além da reunião com representantes do setor tecnológico, Alckmin também recebeu parlamentares da União Europeia para tratar do acordo comercial entre o Mercosul e o bloco europeu. O ministro reforçou a importância estratégica do acordo para o Brasil.
“Entendo que esse acordo é extremamente importante do ponto de vista econômico, empresarial, de investimentos, do comércio e da geopolítica. É uma mensagem muito forte de apreço pela democracia, pela paz, pelo livre comércio, pelo multilateralismo e pela sustentabilidade”, declarou Alckmin.
O vice-presidente disse estar otimista quanto à conclusão das negociações e prevê a assinatura do acordo até o final do ano. “Acredito que estamos no caminho certo para que o acordo seja assinado até o fim do ano”, afirmou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: