TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Número 2 da diplomacia dos EUA diz que Moraes destruiu relação do país com Brasil

      Ele ainda acusou Moraes de se esconder “sob o manto do Estado de Direito”

      O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (Foto: Gustavo Moreno/STF)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O vice-secretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, acusou neste sábado (9) o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de ser responsável por “destruir” a relação histórica entre Brasil e EUA. A declaração foi feita um dia após o Itamaraty convocar o encarregado de negócios americano no país, Gabriel Escobar, para manifestar “indignação” com falas recentes da representação diplomática e do governo norte-americano. As informações são da Folha de S.Paulo.

      Em uma publicação no X (antigo Twitter), Landau afirmou que a separação de Poderes é “garantia de liberdade” e que “nenhuma pessoa pode acumular poder demais”. Para ele, “uma separação formal de poderes não significa nada se um dos ramos tiver meios de intimidar os outros a ponto de fazê-los abrir mão de suas prerrogativas constitucionais”.

      O diplomata declarou que “um único Ministro do Supremo Tribunal Federal usurpou poderes ditatoriais ao ameaçar líderes dos outros poderes — ou suas famílias — com prisão, detenção ou outras penalidades”. Sem mencionar diretamente Moraes ou o ex-presidente Jair Bolsonaro, ele acrescentou que “essa pessoa destruiu a relação historicamente próxima do Brasil com os Estados Unidos ao, entre outras coisas, tentar aplicar a lei brasileira extraterritorialmente para silenciar indivíduos e empresas em solo americano”.

      Landau classificou a situação como “inédita e anômala” por envolver um magistrado. “Enquanto sempre é possível negociar com líderes dos poderes Executivo ou Legislativo de um país, não há como negociar com um juiz, que precisa manter a aparência de que todas as suas ações são ditadas pela lei”, escreveu.

      Ele ainda acusou Moraes de se esconder “sob o manto do Estado de Direito” e disse que o cenário se tornou um beco sem saída porque os outros Poderes afirmam não poder agir. “Se alguém souber de um precedente na história da humanidade em que um único juiz não eleito tenha assumido o controle do destino de sua nação, por favor, informe. Queremos retomar nossa amizade histórica com a grande nação do Brasil!”, concluiu.

      Recentemente,  o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a soberania do Brasil e afirmou que o país deixou de ser colônia em 1822. Sem citar diretamente os Estados Unidos, o magistrado citou a independência do Brasil e a construção da ONU contra o nazismo. Moraes deu as declarações durante a sessão plenária da corte nesta quinta-feira (27), antes de iniciar o relatório de casos sobre a Lei de Abuso de Autoridade que relata. Ele participa por videoconferência.

      "Reafirmo nosso juramento integral de defesa da Constituição brasileira e pela soberania do Brasil, pela independência do Poder Judiciário e pela cidadania de todos os brasileiros e brasileiras, pois deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e com coragem estamos construindo uma República independente e cada vez melhor", disse Moraes.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...