HOME > Mundo

Sudão do Sul nega acordo para receber palestinos deslocados de Gaza

Governo sul-sudanês confirma memorando de cooperação com Israel em áreas econômicas, mas descarta negociações sobre reassentamento de refugiados palestinos

Palestinos transportam suprimentos humanitários em Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza (Foto: REUTERS/Dawoud Abu Alkas)

247 - O governo do Sudão do Sul negou nesta quinta-feira (4) ter firmado qualquer acordo com Israel ou com os Estados Unidos para receber palestinos deslocados pela guerra na Faixa de Gaza. A declaração foi feita após declarações do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de que estaria negociando com diversos países africanos, incluindo Juba, a transferência de palestinos expulsos do território ocupado.

Segundo autoridades sul-sudanesas, o encontro realizado em agosto com a vice-ministra das Relações Exteriores de Israel, Sharren Haskel, resultou na assinatura de um memorando de entendimento, mas restrito a áreas como agricultura, investimentos e mineração.

“Não houve qualquer discussão sobre reassentar palestinos no Sudão do Sul”, afirmou Philip Jada Natana, diretor-geral para Relações Bilaterais do Ministério das Relações Exteriores, em entrevista coletiva.

A porta-voz da chancelaria, Apuk Ayuel Mayen, também descartou negociações semelhantes com Washington. Ela explicou que a recente deportação de oito homens enviados dos Estados Unidos ao Sudão do Sul foi um episódio isolado e não está relacionada a um acordo mais amplo.

Planos de deslocamento forçado da população de Gaza têm sido alvo de críticas de autoridades palestinas e de condenação internacional. Organizações humanitárias afirmam que medidas desse tipo configurariam violação do direito internacional e agravariam ainda mais a crise humanitária no território, já devastado pela ofensiva militar israelense.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...