HOME > Mundo

Rússia diz monitorar ações dos EUA no âmbito da política comercial, incluindo possíveis tarifas contra o BRICS

Maria Zakharova diz que as tarifas unilaterais impostas por Washington ferem as normas do livre comércio e representam um risco à economia mundial

Maria Zakharova (Foto: REUTERS/Maxim Shemetov)

247 - A Rússia declarou estar acompanhando atentamente os movimentos dos Estados Unidos na área de política comercial, com especial atenção à possível adoção de tarifas que afetem países parceiros do grupo BRICS. A declaração foi feita nesta quarta-feira (9) pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, durante um briefing à imprensa.

“Estamos monitorando de perto as ações dos Estados Unidos no contexto de sua política comercial, incluindo a introdução de novas tarifas contra vários países, em particular, nossos parceiros do BRICS”, afirmou Zakharova, de acordo com a Sputnik. A diplomata acrescentou que as tarifas unilaterais impostas por Washington ferem as normas do livre comércio e representam um risco significativo à estabilidade da economia mundial.

A declaração russa foi feita após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizer na terça-feira (8) que os países que fazem parte do grupo Brics receberão uma tarifa de 10% sobre eles "muito em breve". "Qualquer um que faça parte do Brics receberá uma tarifa de 10% muito em breve", disse Trump durante uma reunião com integrantes do gabinete na Casa Branca.

Durante a coletiva, Zakharova também condenou o fornecimento de armas à Ucrânia por parte dos Estados Unidos. Para ela, essas ações contribuem diretamente para o prolongamento da guerra, agravam a instabilidade internacional e colocam em risco a segurança global.

“Temos afirmado repetidamente que o fornecimento de armas ao regime terrorista de Zelensky leva ao prolongamento das hostilidades, literalmente à destruição da Ucrânia e dos ucranianos”, disse. Segundo a porta-voz, esse apoio bélico “aumenta o risco de uma escalada descontrolada do conflito, da proliferação descontrolada de armas e de sua queda nas mãos de terroristas internacionais”.

Zakharova concluiu que tais práticas não contribuem para a construção de soluções pacíficas e apenas agravam a crise em curso no Leste Europeu.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...