Governo Trump ataca Justiça da França por investigação criminal contra rede social X
Ministério Público de Paris investiga a rede social de Elon Musk por suspeita de manipulação de algoritmos
247 - O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou a investigação criminal aberta na França contra a rede social X, propriedade do bilionário de extrema direita Elon Musk, que hoje está em conflito com o republicano.
“Como parte de uma investigação criminal, um promotor francês militante está solicitando informações sobre o algoritmo proprietário da X e classificou a X como um ‘grupo criminoso organizado’”, alegou um órgão do Departamento de Estado norte-americano em uma publicação feita na própria plataforma.
“Governos democráticos devem permitir que todas as vozes se expressem, e não silenciar discursos que lhes desagradam”, acusou o Escritório de Direitos Humanos, Democracia e Trabalho, acrescentando que “os Estados Unidos defenderão a liberdade de expressão de todos os norte-americanos contra atos de censura estrangeira”.
No início deste mês, o Ministério Público de Paris abriu uma investigação contra a rede social de Elon Musk por suspeita de manipulação de algoritmos. As investigações envolvem acusações de “interferência no funcionamento de um sistema automatizado de processamento de dados por um grupo criminoso organizado” e também de “extração fraudulenta de dados de um sistema automatizado de processamento de dados por um grupo criminoso organizado”.
Segundo informou o Ministério Público, no dia 12 de janeiro, a unidade de crimes cibernéticos da promotoria recebeu dois relatórios — um de um deputado e outro de um alto funcionário de uma agência do governo francês. Ambos alertavam para o suposto uso dos algoritmos do X (antigo Twitter) em ações de interferência estrangeira.
Na semana passada, a rede social X afirmou que a investigação francesa sobre seus algoritmos tem "motivação política". (Com informações da Sputnik).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: