Em reunião com Zelensky, Trump diz acreditar que Putin quer encerrar conflito na Ucrânia e relata conversa com o líder russo
Presidente dos EUA também prometeu ligar novamente para Putin após encontro com Zelenskyy
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (18) que conversou com o presidente russo, Vladimir Putin, antes de sua reunião na Casa Branca com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e prometeu ligar novamente para o líder russo assim que os encontros terminarem.
“Acabei de falar indiretamente com o presidente Putin, e teremos uma ligação logo após estas reuniões de hoje. Podemos ou não ter uma reunião trilateral. Se não tivermos, a luta continua. E se tivermos... há uma boa chance de talvez encerrar isso”, disse Trump no início de sua reunião com Zelensky.
Trump também disse acreditar que Putin deseja encerrar o conflito na Ucrânia. “Eu sei, o presidente [Zelensky], eu sei de mim mesmo, e acredito que Vladimir Putin quer ver isso terminado”, disse Trump a jornalistas, de acordo com a agência Sputnik.
Mais cedo, nesta segunda-feira, Zelensky chegou à Casa Branca para se reunir com Trump e discutir estratégias para a resolução do conflito na Ucrânia. Após o encontro bilateral, os dois líderes se juntarão a autoridades europeias que também foram à Casa Branca para demonstrar apoio a Zelensky, incluindo o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Antes do início da reunião bilateral, Trump elogiou o fato de o presidente russo ter ido aos Estados Unidos para realizar uma reunião com ele, classificando o gesto como “maravilhoso”.
“Foi realmente maravilhoso ele ter feito isso”, disse. (Com informações da Sputnik).