TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Putin liga para Lula e relata encontro com Donald Trump no Alasca

      Presidente russo detalhou a conversa com Trump e elogiou papel do Brasil no Grupo de Amigos da Paz

      Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante jantar oferecido pelo Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin.Grande Palácio do Kremlin. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o governo brasileiro confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta segunda-feira (18), um telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin. A conversa durou cerca de 30 minutos e teve como principal pauta a recente reunião entre Putin e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada na sexta-feira (15) no Alasca.

      Segundo a Presidência, Putin considerou o encontro com Trump positivo e compartilhou com Lula detalhes dos assuntos tratados na ocasião. O líder russo destacou ainda a relevância da participação do Brasil no Grupo de Amigos da Paz, iniciativa internacional promovida em parceria com a China para buscar soluções negociadas no conflito entre Rússia e Ucrânia.

      Durante a ligação, Lula agradeceu o contato e reafirmou o posicionamento brasileiro em defesa do diálogo e da diplomacia: "o presidente Lula reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Desejou também sucesso às continuadas negociações".

      Leia a nota na íntegra: 

      Nesta segunda-feira, 18 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na ligação de cerca de 30 minutos, Putin compartilhou informações sobre sua reunião com o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, no Alasca, em 15 de agosto, que avaliou como positiva.

      Após abordar os diversos temas discutidos com o presidente Trump, Putin reconheceu o envolvimento do Brasil com o Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China.

      O presidente Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Desejou também sucesso às continuadas negociações.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...