TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Em meio à cúpula Trump-Putin, Reino Unido diz estar de 'prontidão' para enviar tropas à Ucrânia após eventual cessar-fogo

      Ministro da Defesa, John Healey ,afirma que militares britânicos poderiam atuar no país para garantir segurança e reforçar forças ucranianas

      John Healey (Foto: Reuters)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro da Defesa do Reino Unido, John Healey, afirmou que o país está preparado para deslocar tropas para a Ucrânia caso a Rússia aceite um cessar-fogo após a cúpula do Alasca. As declarações foram dadas à BBC News, horas antes do encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin.

      Segundo Healey, a presença militar britânica teria dois objetivos principais. “Estamos prontos para colocar tropas do Reino Unido em solo ucraniano, em parte para tranquilizar os ucranianos”, afirmou. “Mas também em parte para garantir céus seguros, mares seguros e para fortalecer as forças ucranianas”, acrescentou.

      A manifestação do ministro ocorre após Reino Unido, França e Alemanha anunciarem, na quarta-feira (13), disposição para exercer um “papel ativo” na segurança da Ucrânia assim que as hostilidades chegarem ao fim.

      Healey expressou ainda a expectativa de que a reunião entre Trump e Putin possa representar um avanço diplomático. “Espero que a cúpula no Alasca seja o primeiro passo para negociações sérias”, disse. “Hoje é um dia em que todos os olhos estão voltados para Putin. Ele está falando sério sobre o que diz?”, questionou. 

      Relacionados

      Carregando anúncios...