Presidente do poder legislativo chinês defende multilateralismo e propõe comunidade com futuro compartilhado
Zhao Leji destaca papel dos parlamentos na paz, na cooperação internacional e na construção de uma governança global mais justa
247 – O presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, Zhao Leji, defendeu a construção de uma “comunidade com futuro compartilhado para a humanidade” durante a 6ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamentos (WCSP), realizada em Genebra, Suíça, entre 29 e 31 de julho de 2025. A notícia foi divulgada pelo portal Global Times.
Em seu discurso intitulado “Defendendo o multilateralismo e construindo juntos um lar melhor”, Zhao enfatizou que o mundo enfrenta desafios severos à paz e ao desenvolvimento e que os parlamentos devem exercer papel mais ativo na promoção de novas formas de relações internacionais. “Os parlamentos devem agir como defensores conjuntos da paz e da tranquilidade globais, respeitar a soberania e a integridade territorial de todos os países e os caminhos de desenvolvimento escolhidos por seus povos”, declarou.
Defesa do multilateralismo e da cooperação global
O dirigente chinês afirmou que os órgãos legislativos têm a responsabilidade de promover o desenvolvimento global e a prosperidade compartilhada, defender o princípio do benefício mútuo, apoiar o sistema multilateral de comércio com a Organização Mundial do Comércio em seu núcleo e fornecer garantias legais para impulsionar o progresso coletivo das nações.Zhao também ressaltou a importância do respeito à diversidade das civilizações e da promoção de um desenvolvimento inclusivo. Segundo ele, “os legisladores devem sustentar e praticar o verdadeiro multilateralismo, contribuindo para a construção de um sistema de governança global mais justo e razoável”.
Compromisso da China com iniciativas globais
O líder da Assembleia Popular Nacional reforçou o engajamento da China com a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global, destacando que a cooperação entre parlamentos é essencial para tornar tais projetos concretos. Ele ainda presidiu a sessão de debate geral da conferência, realizada na manhã de quarta-feira, 30 de julho.
Encontros bilaterais e apoio da União Interparlamentar
Durante o evento, Zhao Leji reuniu-se com líderes parlamentares de diversos países, incluindo o Brasil, o Paquistão, a Rússia e o Cazaquistão. Ele também manteve encontros com a presidente da União Interparlamentar (IPU), Tulia Ackson, e com o secretário-geral Martin Chungong. Ackson destacou o apoio firme da China ao multilateralismo e reiterou a disposição da IPU em trabalhar em conjunto para fortalecer a cooperação entre parlamentos. Chungong, por sua vez, agradeceu a participação ativa e as contribuições significativas da China para o trabalho da entidade.
A 6ª WCSP, realizada a cada cinco anos desde 2000 pela IPU, reuniu líderes de parlamentos de 120 países sob o tema “Um mundo em turbulência: cooperação parlamentar e multilateralismo para paz, justiça e prosperidade para todos”. O encontro foi concluído com a adoção da Declaração de Alto Nível da Conferência, reforçando o compromisso das casas legislativas com a construção de um sistema internacional baseado na justiça, no diálogo e na cooperação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: