HOME > Economia

Alcolumbre e Motta reagem a Trump e defendem resposta baseada no "diálogo"

Donald Trump adotará uma tarifa comercial unilateral de 50% sobre as importações dos EUA de todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto

Hugo Motta, Davi Alcolumbre e Lula (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

247 - Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, divulgaram nesta quinta-feira (10) nota à imprensa em que defendem uma resposta "com diálogo nos campos diplomático e comercial" às tarifas unilaterais impostas pelos Estados Unidos contra o Brasil.

A reação surge após, em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicada em sua rede social, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar que adotará uma tarifa comercial unilateral de 50% sobre as importações de todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A guerra tarifária dos EUA contra o Brasil é uma tentativa de pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e livrar Jair Bolsonaro do julgamento pela tentativa de golpe de Estado.

A nota diz ainda que "com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei de Reciprocidade Econômica", e classifica a legislação como um instrumento de proteção à "soberania" do Brasil.

Mais cedo, em entrevista à emissora Record, o presidente Lula afirmou que o Brasil não abrirá mão da reciprocidade.

A nota dos chefes do Congresso conclui: "Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos brasileiros".

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...