TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Tarifaço de Trump é uma chantagem inaceitável, diz bancada do PT na Câmara dos Deputados

      Parlamentares acusaram os EUA de usarem barreiras comerciais como arma para pressionar o Brasil a anistiar “golpistas e traidores da Pátria”

      Lindbergh Farias (Foto: Marina Ramos / Câmara)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, nesta quarta-feira (30), um decreto que eleva para 50% a tarifa sobre produtos brasileiros, com exceções para setores estratégicos como suco de laranja, petróleo, veículos e aeronaves civis. A medida foi interpretada por parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) como uma ofensiva político-econômica contra a soberania nacional.

      Em nota, a bancada do PT na Câmara dos Deputados classificou a nova tarifa como uma “chantagem inaceitável” e acusou os EUA de usarem barreiras comerciais como arma para pressionar o Brasil a anistiar “golpistas e traidores da Pátria”. 

      A legenda ainda denunciou que a ação estaria articulada com a sanção imposta, no mesmo dia, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky — legislação norte-americana para punir estrangeiros acusados de corrupção ou violações de direitos humanos.

      “A ação é coordenada com a sanção aplicada contra o ministro Alexandre de Moraes via Lei Magnitsky e escancara a ofensiva: uma ação imperialista, extraterritorial e ilegal, articulada pela internacional fascista”, diz o texto. Para o partido, o objetivo seria intimidar instituições brasileiras e “subjugar o Brasil como uma neocolônia”.

      “Não vamos nos curvar: aqui é o Brasil e seguiremos tentando negociar as tarifas no plano multilateral, sem prejuízo de buscar novos mercados, fortalecer os BRICS e proteger nossa Constituição, a democracia e nossa soberania”, afirma a nota.

      A bancada também anunciou respostas diante da atuação dos Estados Unidos contra o Brasil: “O primeiro passo se iniciará com a pressão total pela cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro”.

      “Protocolamos diversos pedidos de cassação e de afastamento cautelar do mandato de Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética, pendentes de análise na Mesa Diretora, por atuação do parlamentar no exterior contra os interesses nacionais. Está em curso uma campanha pela assinatura de abaixo-assinado na plataforma Avaaz que exige a cassação imediata”, informou o comunicado. “Por fim, já pedimos ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito 4995, o impedimento de Eduardo Bolsonaro de exercer qualquer função pública, incluindo o afastamento cautelar do mandato parlamentar, por traição à Pátria.”

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...