Tarcísio se reúne com Malafaia e Sóstenes para reforçar articulações sobre anistia a golpistas
Governador de SP intensifica articulações políticas e busca apoio do Podemos
247 - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, intensificou suas articulações políticas em Brasília e em São Paulo com o objetivo de garantir apoio à proposta de anistia aos golpistas de 8 de janeiro. Segundo informações do g1, a estratégia é levar o Podemos, que conta com 18 deputados federais, a se posicionar de maneira unânime em favor da proposta.
O movimento ocorre em meio ao julgamento de Jair Bolsonaro e busca fortalecer a base aliada do governador, cotado para concorrer ao PLanalto em 2026. Na última terça-feira (2), Tarcísio viajou a Brasília para dialogar com parlamentares e líderes políticos, visando garantir o apoio necessário para que a proposta de anistia avance no Congresso.
Antes de sua ida à capital federal, o governador se reuniu, na sexta-feira (29), com o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Durante o encontro, Tarcísio também fez uma ligação para Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados e correligionário, para tratar do tema.
Já na quarta-feira (3), de volta à capital paulista, o governador se reuniu no Palácio dos Bandeirantes com o pastor Silas Malafaia e o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante. O encontro, que começou por volta das 22h, se estendeu até depois da meia-noite e teve como foco a busca por mais apoios à proposta de anistia. Embora o tema tenha sido discutido de forma superficial, a prioridade foi alinhar estratégias para garantir o avanço da proposta.
Além do debate sobre a anistia, Tarcísio e seus aliados também trataram da segurança dos atos de 7 de setembro, que estão marcados para este domingo. A preocupação com possíveis confrontos entre as manifestações de apoio a Bolsonaro e os atos de grupos de esquerda foi um dos principais pontos abordados. Os líderes discutiram a necessidade de reforçar a segurança e a inteligência para garantir a ordem durante as manifestações. Os aliados de Bolsonaro esperam que o ato de domingo em São Paulo reúna um público semelhante ao das últimas manifestações em defesa do ex-presidente, como a realizada em agosto.
Estão confirmados para o evento na Avenida Paulista, além de Tarcísio, Malafaia e Sóstenes, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal Nikolas Ferreira. No entanto, figuras importantes que participaram de atos anteriores, como o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), e o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), já informaram que não poderão comparecer.