TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Tarcísio acelera articulação e oposição aposta no avanço da anistia aos golpistas do 8/1 no Congresso

      Governador de SP busca apoio de aliados para aprovação do projeto de perdão aos envolvidos nos atos golpistas do 8/1

      Atos golpistas em Brasília e Tarcísio de Freitas (Foto: Agência Brasil / Governo de SP)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A articulação política em torno do projeto de anistia, que busca conceder perdão aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro e na tentativa de golpe de Estado, ganha força no Congresso Nacional. De acordo com a CNN Brasil, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e os partidos União Brasil e PP (Progressistas) estão trabalhando intensamente nos bastidores para acelerar a votação da proposta.

      Nesta terça-feira (2), Tarcísio cumpriu agenda em Brasília e utilizou seu “capital político” para fortalecer o apoio à anistia, que conta com a adesão de legendas ligadas ao bolsonarismo e à direita. O PP já se comprometeu a apoiar a votação, enquanto o União Brasil também demonstra disposição para respaldar a medida, conforme líderes do Congresso. Além disso, no mesmo dia, a federação União Progressista anunciou que as duas siglas devem desembarcar do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

      O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Zucco (PL-RS), acredita que a votação do projeto de anistia pode ocorrer na próxima semana. "Estamos otimistas. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem grandes chances de pautar o texto", disse Zucco, ressaltando que a oposição vê um cenário favorável para a aprovação da proposta. Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara, também se mostrou confiante, afirmando ter certeza de que há maioria para a aprovação. "O PL conta com pelo menos 290 votos, número suficiente para garantir a aprovação do projeto", destacou.

      A expectativa é que o texto avance rapidamente, já que, segundo interlocutores do Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio tem se empenhado para tratar da pauta diretamente com o presidente da Câmara, Hugo Motta. O governador de São Paulo, em declaração recente, reforçou o clima positivo em torno da proposta, dizendo que "existe um ambiente favorável" para que o projeto seja aprovado. O número mínimo de votos necessários para a aprovação é 257, mas os aliados acreditam que o apoio deve superar esse número com folga.

      Relacionados

      Carregando anúncios...