STF deve julgar Bolsonaro por tentativa de golpe até outubro de 2025, prevê cúpula da PGR
Expectativa é que o ex-presidente seja condenado e preso até o início de novembro, caso não haja pedido de vista na Primeira Turma do Supremo
247 - Integrantes da cúpula da Procuradoria-Geral da República (PGR) avaliam que o julgamento de Jair Bolsonaro por sua participação na tentativa de golpe de Estado pode ser concluído até outubro de 2025, informa Igor Gadelha, do Metrópoles.
De acordo com os procuradores que acompanham de perto o inquérito que investiga a trama golpista envolvendo o ex-presidente, o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá finalizar a análise do caso entre o final de setembro e meados de outubro de 2025, desde que nenhum dos cinco ministros da Primeira Turma peça vista do processo. Caso contrário, o prazo pode se estender até o fim de outubro.
Ainda segundo a avaliação de membros da PGR, se Bolsonaro for condenado ao fim do julgamento — o que é considerado provável no atual cenário jurídico — a prisão do ex-mandatário ocorreria logo na sequência, entre o fim de outubro e o início de novembro de 2025.
O julgamento em questão faz parte do inquérito do golpe, que apura o envolvimento direto de Jair Bolsonaro na tentativa de subversão do resultado das eleições de 2022, vencidas democraticamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro é acusado de liderar um esquema de desinformação, arregimentação de militares e articulação política com o objetivo de impedir a posse de Lula.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: