Lula participa de reunião do Conselhão com críticas aos EUA e defesa da soberania nacional
Encontro com ministros, empresários e ativistas deve abordar tarifas impostas por Donald Trump e apresentar novas propostas de políticas públicas
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta terça-feira (5) de mais uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), conhecido como “Conselhão”. Segundo o g1, o encontro deve ser marcado por manifestações em defesa da soberania do Brasil, apelos à unidade nacional e críticas à política tarifária adotada pelos Estados Unidos, determinada pelo presidente Donald Trump.
Criado por Lula em 2003, o colegiado foi extinto durante o governo Jair Bolsonaro (PL) e reativado em 2023. Desde então, esta é a quinta reunião realizada sob o novo ciclo. O objetivo do Conselhão é reunir representantes dos mais diversos setores da sociedade civil para formular, debater e apresentar propostas de políticas públicas ao Executivo federal. O encontro desta terça será realizado no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.
A abertura do evento será conduzida pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), seguida pelo vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB). Lula será o último a discursar na abertura, ainda pela manhã.
Participam da reunião conselheiros ligados a setores estratégicos da economia, como agronegócio, indústria, tecnologia e finanças. Ainda de acordo com a reportagem, estão confirmadas presenças de representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Embraer, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban), além de empresas como Google, TikTok e Samsung.
O governo também prevê falas de conselheiros durante a plenária, além da apresentação de resultados obtidos pelos grupos de trabalho do conselho. Decretos, sanções e acordos de cooperação elaborados com base nas propostas do colegiado devem ser assinados ao longo da reunião.
A atual composição do Conselhão inclui 286 membros: 155 foram reconduzidos por Lula e 131 são novas nomeações. A diversidade de perfis e áreas de atuação é uma marca do colegiado, que também conta com artistas, influenciadores digitais, empresários e representantes de movimentos sociais. Entre os nomes de maior destaque estão a atriz Dira Paes, o ex-jogador de futebol Raí e o influenciador digital Felipe Neto.
Também integram o conselho representantes de movimentos negros, empresários da economia verde, profissionais da educação e lideranças do setor financeiro. A iniciativa busca aproximar o governo federal da sociedade civil organizada e fomentar políticas mais conectadas com a realidade da população brasileira.
Vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (SRI), o Conselhão é uma aposta do governo Lula para a construção coletiva de soluções nacionais, especialmente em um contexto global de disputas comerciais e instabilidade geopolítica.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: